No dia 20 de fevereiro de 2017 em Brasil Novo realizou-se a Missã em ação de graça pela Reinauguração da casa e início do ano letivo de 2017 no Seminário São joão Maria Vianney etapa propedêutico.

A missa foi presidida por Dom João Muniz Alves e co-celebrada por Pe. Vandeir Lima Alves (Vigário Geral), Pe. José Geraldo Magela(pároco de Brasil Novo), Pe. Hortêncio Medeiros Matias(reitor do seminário), Pe. Fritz Satzger(Paróco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), Pe. Lucas Fuertes Rodriguez (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) Pe. João Bosco (Chanceler da Prelazia do Xingu), Pe. Romildo Maurício Silva (pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos).

Estiveram presente a comunidade católica de Brasil Novo, autoridades municipais: o prefeito de Brasil Novo: Alexandre Lunelli e vereadores, religiosas das Congregações Franciscanas de Penitencia e Caridade Cristã, Franciscanas de Ingolstadt e Adoradoras do Sangue de Cristo, como também jovens da Pastoral da Juventude, Seminarista Gilberto (Igreja Irmã de Porto Alegre-RS e representantes da Fraternidade São Francisco – Ordem Franciscana Secular e equipe do Centro de Pastoral da Prelazia do Xingu.

Após a celebração todos partilharam um momento de confraternização com um delicioso café da manhã.

Os trabalhos no ano de 2017 iniciarão com o acompanhamento a 4 seminaristas: Gabriel Matos Pinheiro (Porto de Moz-PA), Antônio Marcos Oliveira Ferreira (Medicilândia-PA), Vinícius Oliveira Gomes (Brasil Novo), Francisco Edvan Brandão(Brejo Santo-Crato-CE) acompanhados por Pe. Hortêncio Medeiros Matias reitor do Seminário e promotor vocacional.

Que todas comunidades possam voltar suas orações para esse trabalho de formação sacerdotal aos futuros ministros ordenados de Cristo como também a solidariedade e partilha na sustentação dessa obra que é o Seminário São João Maria Vianney – Etapa Propedêutico e Ensino Médio em nossa Prelazia.

O Seminário São João Maria Vianney-Etapa Propedêutico, Pe. Hortêncio Medeiros Matias e os seminaristas estão abertos a acolhê-los com suas orações, apoio e solidariedade a causa vocacional. (Por Dóris - Centro Pastoral)