São Luís, 06 de setembro 2017

 

Caros Jovens participantes da 2ª Caminhada da Juventude do Xingu (CAJUX), Paz e Bem!

 

Infelizmente não poderei estar convosco nesta caminhada. Mas estou em sintonia pela oração torcendo pelo bom andamento deste evento.

 

Desde que cheguei na nossa Prelazia logo notei que a Pastoral da Juventude (PJ) é uma das mais expressivas e atuantes neste solo sagrado do Xingu. Como Pastoral vocês expressam o rosto jovem e cheio de esperança da Igreja do Xingu que tem uma história de protagonismo e luta em defesa da vida e do planeta como nossa casa comum.

 

Como vosso pastor quero parabenizá-los e expressar meu apoio e bênção a todos os participantes desta 2ª CAJUX, idealizada e realizada pela Pastoral da Juventude que neste ano 2017 acontece no Município de Senador José Porfíro (Souzel).

 

Esta caminhada quer refletir sobre a violência em nossa região, fruto da situação trágica que nosso país está vivendo. Nossa situação política atual está marcada pela incapacidade de gerir os bens públicos. A ganância da maioria dos que estão no poder faz com que “os ricos ficam cada vez mais ricos às custas do pobres cada vez mais pobres” (São João Paulo II). Esta caminhada pacífica no dia da “independência do Brasil” quer ser um grito profético de nossa juventude em favor da vida e da luta pela preservação de nossa casa comum. Um novo mundo é possível.

 

"Vocês são o presente jovem da Igreja e da humanidade... A Igreja precisa de vocês, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a igreja se apresentaria desfigurada" (Bento XVI). A Juventude deve ser imagem de Jesus Cristo que age no mundo como sal, luz e fermento na terra fértil do Xingu.

 

“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós” (1 João 2,14). Vossa caminhada no presente nos dá esperança de um futuro melhor. Façamos de nossa vida Evangelho vivo! “Levem o Evangelho como força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo. Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês!” (Papa Francisco). O Xingu conta com vocês.

 

A todos desejo uma abençoada caminhada! Contem com minha oração e bênção.

 

Dom João Muniz Alves, OFM.

Bispo do Xingu