Foto de Dom João Muniz Alves, Bispo da Prelazia do XinguAos Padres, Equipe Paroquial e povo amado do Xingu,

 

Convite

 

Estimado irmãos, Paz e Bem!

 

 

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estarás fazendo o impossível”. São Francisco


A Prelazia do Xingu realizou a 7ª Assembleia do Povo de Deus no ano de 2014. Já se passaram 3 anos de trabalho e ação pastoral nas mais de 786 comunidade eclesiais de base. Agora é hora de pararmos um momento para juntos em comunhão e unidade refletir sobre cada passo dessa caminhada e trabalho evangelizador.

 

É por esse motivo que venho com imensa alegria convidá-los a participarem da MINIASSEMBLEIA DA PRELAZIA DO XINGU que realizar-se-á dias 16 a 18 de novembro do corrente ano na Bethânia, iniciando às 9 h do dia 16/11/2017.

 

Esse momento ímpar porque contribui à edificação e à eficácia de nossa ação missionária junto ao povo nesse solo sagrado e, tem como objetivo:

 

Avaliar e celebrar as prioridades definidas na 7ª Assembleia com seus respectivos projetos e ações contidas no Plano de Ação Pastoral, à luz da Palavra de Deus e do objetivo da Prelazia do Xingu para  reavivar e fortalecer a nossa missão evangelizadora ”.

 

Lembro que é de fundamental importância a dedicação de todos no trabalho avaliativo que está sendo realizado nas comunidades, paróquias e organismos referente ao plano de Ação Pastoral quinquênio 2015 a 2019 e o aprofundamento da caminhada pastoral na paróquia conforme as questões contidas na carta norteadora enviada no final de maio; nas escolhas de seus 5 leigos e leigas conforme os critérios de engajamento na vida comunitária da paróquia, pastorais grupos eclesiais e que tenham mais de 16 anos; e também nos nossos pedidos nos momentos de oração, nas novenas, nos encontros, na catequese e nas celebrações pelo bom andamento desse processo avaliativo de nossa caminhada.

 

Conto com vossas orações, apoio, dedicação, disponibilidade e amor pela causa de Cristo de anunciar no dialogo, no serviço e no testemunho missionário o abençoado trabalho dedicado às nossas quatro prioridades:

 

DEFESA DA VIDA: ao assumir a defesa da vida humana em todas as suas fases e faixas etárias e do meio ambiente, contra todo tipo de devastação para futuras gerações, revitalizando a ação social evangelizadora da Igreja no Xingu.

RENOVAÇÃO DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE: ao promover e articular um processo de formação integral, permanente, que garanta capacitação de agentes de pastoral.

 

JUVENTUDE: ao apoiar e acompanhar a juventude nas suas diversas organizações e associações eclesiais, promovendo o seu protagonismo na evangelização da juventude e na construção de uma sociedade e um mundo mais justo, fraterno e solidário.

 

FAMÍLIA: ao apoiar e ajudar as famílias a redescobrir-se e a reafirmar-se como Igreja doméstica comprometida com a educação, o acompanhamento, a catequese e a formação cristã de seus filhos introduzindo-os ao sentido pleno da vida e das escolhas responsáveis proporcionando uma convivência fraterna em família e na participação e compromisso evangelizador junto a comunidade eclesial de base.

 

Porque é na soma de nossas ações, gestos e atitudes que vamos avançando e aprimorando o que Papa Francisco nos pede: uma Igreja missionária em saída nesse solo sagrado do Xingu que peregrina pelas estradas, campos, rios e igarapés até as periferias existenciais onde se encontra nossas irmãs e nossos irmãos a margem da exclusão e do descarte. E é assim que vamos também realizando na prática nosso Plano de Ação Pastoral da Prelazia do Xingu definido e elaborado por todos nós, povo de Deus do Xingu.

 

Que o Senhor Deus os abençoe nessa caminhada de preparação e até novembro, quando juntos daremos mais um passo firme em amor a causa do Cristo Ressuscitado. Que Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, nossa padroeira e São Francisco intercedam por nossas vidas e nossa missão.

Altamira, 04 de outubro de 2017

Festividade de São Francisco de Assis

 

 

Dom João Muniz Alves, OFM

Bispo da Prelazia do Xingu